segunda-feira, 29 de abril de 2013

Plano de aula

Planejamento para disciplina de Matemática – 1º Ano do Ensino Fundamental I.

 

 
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Quantidade
Ano de ensino: 1º ano
Tema: Receita de bolo




Objetivo:
Relacionar quantidade-número.

Material:
Ingredientes da receita, lápis, borracha.

Conhecimento prévio:
Ter noções de quantidade e relação dos números até 10, saber utilizar a contagem oral e escrever o numeral correspondente às quantidades utilizadas na receita do bolo.

Atividade motivacional:
Relatar à turma que eles ajudarão a fazer um bolo de cenoura.

Encaminhamento metodológico:
Entregar aos alunos uma folha de papel para que eles anotem a receita do bolo de cenoura enquanto realizam-na. Separe um liquidificador, uma batedeira, colheres e uma assadeira. Ao iniciar a mistura, peça que cada ingrediente seja colocado e medido (com seu auxílio) por um aluno. Enquanto o aluno coloca o ingrediente, os outros devem ir anotando na folha, como por exemplo:
Os alunos podem escrever ou descrever a receita por meio de desenho, porém o numeral deve ser escrito antes dos ingredientes.

Receita do bolo de cenoura:

1/2 xícara (chá) de óleo
3 cenouras médias raladas
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado
1 xícara (chá) de açúcar
Se desejar uma cobertura molinha, coloque 5 colheres de leite

Avaliação:
Circule os ingredientes utilizados na receita do bolo de cenoura e escreva a quantidade de cada ingrediente abaixo da figura.
 


Planejamento para disciplina de Matemática – 3º Ano do Ensino Fundamental I.

 

Disciplina: Matemática
Conteúdo: Operações matemáticas
Ano de ensino: 3º ano
Tema: Supermercado
 
Objetivo:
Relacionar a quantidade monetária com os números.
Material:
Folha sulfite, lápis, borracha, pranchetas, material dourado.
 
 
Conhecimento prévio:
Saber utilizar a contagem oral e fazer adições e subtrações utilizando o dinheiro produzido pelos alunos.
 
 
Atividade motivacional:
Expor a atividade proposta, em que os alunos montarão um supermercado.
 
 
Encaminhamento metodológico:
Iniciar designando algumas tarefas para grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá confeccionar um material, por exemplo: um grupo confeccionará o dinheiro, outro os produtos, outro panfletos.
Os produtos do mercado poderão ser confeccionados com embalagens de papelão encapadas com folha sulfite e colados papéis explicativos dos produtos. Outra opção é recortar imagens de produtos contidos nos panfletos de supermercados.
Os papéis que representarão o dinheiro deverão ser confeccionados com números inteiros e não trabalhar ainda, neste momento, os centavos.
Nesta atividade, poderá ser utilizado um computador como caixa registradora, demonstrando como utilizar a calculadora ou fazer uma fórmula no Excel, utilizando a ferramenta para cálculos.
Fazer grupos ou deixar que os alunos se organizem por conta própria. Porém, será necessário intervir para rodízio de funções, como compradores ou vendedores, para que todos possam atuar nas diferentes ações.
 
 
Avaliação:
Professor, ofereça algumas situações-problema de acordo com os produtos apresentados neste mercadinho. Seus alunos também podem criar algumas possibilidades de questionamento para todos, de que haverá troca. Importante mesmo é trabalhar com os alunos a leitura da problematização. Compreendendo o que está escrito e o que se pede, fica mais fácil resolvê-la.
EX:
Márcia foi ao mercado e comprou 2 kg de arroz e 4 kg de feijão. Cada kg de arroz custa R$2,00 e cada kg de feijão custa R$ 3,00. Quanto Márcia gastou nesta compra?
Outra dica é pedir que seus alunos façam, em casa, uma lista dos produtos que os pais comprariam desse mercado. Conforme a quantidade de produtos que forem construídos, construa com seus alunos dois supermercados ou até mesmo três. Divida a turma em duas ou três equipes e cada uma terá que colocar o preço que achar correto.
Quando chegarem com a lista de compras de casa, os produtos já devem estar listados para que os pais saibam o que existe no mercado para comprar; encaminhe os alunos, para comprar os produtos pedidos pelos pais. Depois solicite que façam a composição dos preços e quanto gastaram ao todo, em seguida, discuta e crie situações-problema de acordo com a realidade apresentada pelos alunos.
Com esta atividade você pode desenvolver muitos exercícios com seus alunos a respeito do sistema monetário.

Referência

2 comentários:

  1. A avaliação deveria conter o que o professor deve avaliar sobre a aula,o que o aluno aprendeu,como se identifica a quantidade de ingredientes da receita,se consegue diferenciar os ingredientes que vão no bolo e não um exemplo de questão para avaliação.

    ResponderExcluir
  2. http://www.editorapositivo.com.br/editora-positivo/professores-e-coordenadores/para-sala-de-aula/leitura.html?newsID=eae31d510d3d40e6a62b6b353465098a


    copiou nesse site

    ResponderExcluir